Fim do suporte ao Windows 10
- andre11748
- Oct 8
- 2 min read
14 de outubro de 2025 marca o fim oficial do suporte da Microsoft ao Windows 10. Mas o que isto significa e o que devemos nos atentar?
Dentro da linha da Microsoft, sistemas operacionais são suportados por 10 anos. Isto é o tempo no qual a Microsoft disponibiliza correções de segurança para aquele sistema. Após este período, mesmo que uma nova vulnerabilidade grave seja descoberta, não há garantias de que o fabricante irá disponibilizar uma correção.
No mundo ideal, todos os PCs Windows da organização e na sua casa já deveriam estar com Windows 11, mas no mundo real, nem sempre é assim. Equipamentos comprados na época do Windows 10 podem estar perfeitamente funcionais até hoje, atendendo bem seus usuários.
Também há casos de dispositivos especializados, que controlam equipamentos industriais, por exemplo, e que simplesmente não podem ser atualizados para outro sistema sob pena de parar de funcionar. Ou ainda, aplicações legadas que ainda precisam ser utilizadas e que só são compatíveis com versões mais antigas do Windows.
E, claro, o problema dos dispositivos antigos não se limita a PCs: Qualquer dispositivo eletrônico, do smartphone ao switch, tem um tempo de suporte do fabricante e pode ter ficado para trás, mas sem poder ser aposentados por enquanto.
Quando existem estes casos, a solução passa pelo que chamamos de controles compensatórios: medidas adicionais de proteção para compensar o fato de não ter mais atualizações de software disponíveis. Podem ser medidas como colocar o dispositivo isolado atrás de um firewall ou instalar firewall local, ou mesmo eliminar o acesso à internet, se possível. Cada caso é um caso e precisa ser avaliado em relação à eficácia das medidas compensatórias e o risco residual.
No mínimo, no caso do PC, avalie se realmente não é possível atualizá-lo para Windows 11, ou se não está mesmo na hora de aposentar o hardware. Às vezes, o segredo da felicidade está em desapegar das coisas do passado!







Comments