Você já foi vítima de vazamento de dados e nem sabe
- andre11748
- Sep 10
- 2 min read
Ok, talvez não seja possível afirmar isto com 100% de certeza, mas se fosse para apostar, as chances de você ter mesmo sido vítima de vazamento devem estar em uns 95%. Isto inclui sites governamentais, serviços na internet, sites de compras e tantas outras bases de dados que podem conter suas informações. Mas como saber se isso aconteceu e o que fazer depois? Vamos quebrar este assunto em etapas.
Sabendo se você foi vítima
Primeiro passo é descobrir se você foi vítima. No mundo ideal, empresas que passaram por vazamentos de dados deveriam notificar as pessoas sobre o ocorrido. Na prática, nem sempre isso acontece. Mas alguns sites na internet operam como centralizadores de informações sobre vazamentos, permitindo consultar gratuitamente se os seus dados estão em alguma base vazada de dados disponível ou vendida na internet.
https://haveibeenpwned.com – Permite consultar por email e telefone, informando apenas se os seus dados estão na base vazada, mas não permite listar estes dados. Tem ainda duas funcionalidades interessantes: você pode pedir para ser notificado caso seus dados apareçam em novo vazamento e, se você é o responsável pela empresa, você pode cadastrar o domínio da empresa para ver todos os endereços de email corporativos envolvidos em vazamentos.
https://breachdirectory.org – Permite pesquisar seu email e informa especificamente vazamento de senhas. Ele mostra os 5 primeiros caracteres de uma senha vazada, e cabe a você lembrar em qual site ou app aquela senha foi cadastrada.
Lembre-se também de testar e-mails antigos seus, não apenas o atual, já que vários dos dados cadastrais devem ser iguais.
E depois?
Se os seus dados estão lá, agora é preciso avaliar se há algum risco. Em alguns casos, os vazamentos informados pelo haveibeenpwned.com envolvem somente o endereço de email, então não há muito o que fazer. Mas se o vazamento pode ter envolvido a senha, é necessário trocá-la imediatamente, além de ativar autenticação de dois fatores no site, caso você não tenha feito. Considere também solicitar a exclusão da conta se é de algum serviço ou site antigo que você não usa mais.
Você não pode prevenir vazamentos, mas com o monitoramento frequente das suas contas e ações preventivas adicionais, como senhas únicas para cada serviço e o uso de autenticação de dois fatores, pode reduzir bastante o impacto de um incidente.







Comments